-
Arquitetos: BARRIO PERAIRE Arquitectes
- Área: 201800 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Adrià Goula
-
Fabricantes: Arqteria, Construcciones Casado, ESAN Pavimentos, ESCOFET, Egoin, Grup Azero UPTON CONNECT, Kausa, MIRPA, Muros XS, Porosonic, Puigdellivol, Urbidermis
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Praça Sóller em Barcelona (Espanha, 1983), era delimitada por uma construção em pórtico que a fechava e a isolava do bairro. Em uma extremidade estava o centro comunitário Ateneu la Bòbila. A dificuldade de entrar ou sair e as significativas barreiras físicas o tornaram um espaço subutilizado e fora do cotidiano dos moradores.
Em 2015, a Câmara Municipal atendeu às demandas dos moradores que exigiam a reforma integral do local. Por meio de um processo participativo com entidades do bairro e as crianças da Escola Pública de Palma de Mallorca, localizada nas proximidades, foram estabelecidas as diretrizes:
RECONECTAR o parque com o cotidiano dos vizinhos, derrubando as barreiras existentes e gerando um ambiente inclusivo, acessível e espaço seguro com uma perspectiva de igualdade de gênero.
REATIVAR a vida social do bairro e a rede comunitária, prestando apoios que respondam a múltiplas necessidades e atividades. As pessoas são protagonistas.
RENATURALIZE aumentando a Biodiversidade do espaço público, melhorando a qualidade de vida dos vizinhos e transformando o parque em um espaço de saúde e abrigo resiliente às mudanças climáticas.
Após a demolição do edifício perimetral, uma nova rede de vias acessíveis conecta o bairro através do parque. Você não entra nem sai mais, você atravessa a caminho da escola, do mercado, etc.
Nos espaços do Parque, como a ágora, academia, jogos infantis, esportes, lago ou na grande praça, estão também os espaços dos equipamentos comunitários que são reformados, ampliados e integrados ao Parque como mais um modo de usá-lo. No Ateneu la Bòbila, além das atividades culturais, educativas, de lazer e de apoio parental, nove associações de moradores tecem uma rede solidária de trocas e ajuda comunitária.
A ampliação do equipamento propõe-se com a construção a seco de alpendres de madeira, recintos protegidos pelo exterior com placas metálicas e proteção solar pelas espécies vegetais e por ripas de madeira. O ritmo das proteções solares costura a nova ordem do primeiro pavimento com o piso de meio nível abaixo existente.
A estratégia definida pelo projeto para obter o conforto ideal a um baixo custo dos recursos ambientais foca, por um lado, na maximização de medidas passivas de redução do consumo de energia e, por outro, na geração com energias renováveis.
Aos benefícios sociais devemos somar os ambientais. A transformação no parque reforça sua posição na cadeia de conexão ambiental entre o Parque Natural Collserola e o mar. A biodiversidade é potencializada com a duplicação da cobertura vegetal, criando refúgios para invertebrados, implementando uma infraestrutura SUDS e um sistema de purificação por algas na lagoa.
O modelo de parque aprimorado com um centro comunitário dinâmico amplia a capacidade do espaço público de influenciar positivamente a vida das pessoas. O complexo da Plaza Sóller e Ateneu la Bòbila recuperou seu papel de centro nevrálgico, ponto de encontro e convivência do bairro, transformado em um parque que melhora a saúde e o bem-estar de seus habitantes.